alq_divulga-palestra_2017-07_vr2-06-fb_banner.png

alquimia dia-a-dia

A vertente Alquimia dia-a-dia se estrutura a partir de diversos cursos de curta duração, abertos ao grande público, com linguagem simples e aplicabilidade prática dos princípios da Alquimia na vida das pessoas.

aromaterapia alquímica
logo_simbol_edited.png

AROMATERAPIA ALQUÍMICA

Nesta caminhada, vamos juntos aprender um pouco sobre os fundamentos da Alquimia, o que são os óleos essenciais e como eles podem nos ajudar em nossa vida, de forma prática, através do uso terapêutico.

Explorando o universo dos óleos essenciais, vamos estudar suas propriedades, formas de uso e como agem em nossos organismos físico e sutil.

Além disso, analisamos um apanhado de 9 óleos essenciais para entender a aplicabilidade prática em nosso dia-a-dia e vivenciar as maravilhas e infinitas possibilidades que os óleos essenciais nos proporcionam.

ciclo circadiano e alquimia
logo_simbol_edited.png

ciclo
circadiano

Ciclo circadiano diz respeito ao período de 24 horas sobre o qual se estabelece o fluxo biológico de energia em todos os seres vivos do planeta. O ritmo de fluidez da energia é profundamente influenciado pela luz, temperatura, dia e noite, entre tantos outros fatores, que acabam sendo determinantes sobre os ciclos fisiológicos e comportamentais dos organismo, a exemplo do horário de sono, apetite,  temperatura corporal, níveis hormonais, estado de alerta, pressão sanguínea e metabolismo.

O curso busca trazer a compreensão sobre o ciclo circadiano no Ser humano à luz dos conhecimentos alquímicos e assim permite perceber com muita clareza o funcionamento dos fluxos de energia da vida, além de entender a dinâmica de interação entre os quatro elementos e três substâncias, através do conceito de Árvore da Vida. Assim, torna-se possível pensar em estratégias e mudanças de atitude no autocuidado que promovam mais harmonia com o fluxo natural de energia e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida do Ser.

Chás e temperos e alquimia
logo_simbol_edited.png

CHÁS E TEMPEROS

As plantas curam. A natureza é o laboratório do Alquimista. Saber cozinhar, extrair as propriedades e preparar os alimentos é também uma grande prática alquímica. O uso das plantas, especialmente em forma de chás e temperos, com fins gastronômicos e medicinais se confunde com a própria existência da humanidade. Neste curso, buscamos olhar cuidadosamente para algumas das plantas que mais são utilizadas no nosso cotidiano, a partir da perspectiva e da leitura que a Alquimia faz delas.

Nesta caminhada, vamos juntos estudar e sentir quem são essas plantas, suas propriedades físicas e energéticas, como devem ser cuidadas e quais tipos de uso e potencialidades elas nos proporcionam.

alimentos.jpg
logo_simbol_edited.png

ALIMENTAÇÃO E ALQUIMIA

A natureza nos provê múltiplas possibilidades de nutrição de nosso organismo. Saber, sentir e extrair o que há de mais bonito nos alimentos é uma arte, que mescla cheiros, cores, sabores e não só desperta nossos sentidos como também nos permite conhecer as diferentes frequências que podem nos habitar, nos nutrir e nos transformar.

 

O curso de alimentação e alquimia busca construir a percepção, sensação e preparação de alimentos, receitas e dietas que são direcionadas conforme as características alquímicas individuais de cada pessoa.